Vamos ver qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo.
Veganismo é um movimento em que seus adeptos excluem, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, vestuário ou outras esferas do consumo.

Já o vegetarianismo é uma escolha alimentar na qual se tira os produtos de origem animal do cardápio.
Mas existem tipos de vegetarianismo? Quais são os principais?
a. Ovolactovegetarianismo: Alimentação que não inclui nenhum tipo de carne e pode incluir ovos, leite e laticínios.
b. Lactovegetarianismo: Alimentação que não inclui nenhum tipo de carne e pode incluir leite e laticínios.
c. Ovovegetarianismo: Alimentação que não inclui nenhum tipo de carne e pode incluir ovos.
d. Vegetarianismo estrito: Alimentação que não inclui nenhum produto de origem animal.

e. Alimentação vegana: Alimentação que não inclui nenhum tipo de produto/insumo de origem animal e nenhum deles poderá ter sido testado em animais.
f. Alimentação Plant Based: Alimentação que não utiliza nenhum produto de origem animal (é 100% vegetal) e prioriza os alimentos mais naturais e íntegros (também conhecida como whole food plant based dieta) evitando o consumo de alimentos refinados e processados.

g. Flexitarianismo: Alimentação que propõe a redução do consumo de alimentos de origem animal priorizando os vegetais na rotina alimentar. Pode ser colocada em prática de diversas formas como por exemplo praticando a Segunda Sem Carne (campanha da SVB que propõe a retirada total de alimentos de origem animal 1 x por semana da dieta), praticando refeições sem carne, leite, ovos e derivados alguns dias da semana, trocando no dia a dia produtos de origem animal por similares vegetais como leite, carne e outros.
Pontos de atenção:
É importante estar atento à ingredientes que são incluídos em produtos alimentícios ou que por conta da popularidade e marketing possam confundir os vegetarianos, alguns deles:
1- Colágeno ou gelatina: são proteínas oriundas da pele, cartilagens e outras partes moles de animais como bois, frangos, peixes e ovinos. Vegetarianos não devem consumi-los.
2- Manteiga Ghee: é manteiga de origem animal, a base de leite de vaca que passa por processo de retirada de sólidos, portanto, é de origem animal.
3- Corante natural vermelho conchonilha (carmim): é feito a partir de insetos, portanto, não deve ser incluso em dietas vegetarianas e veganas.
4- Mel: é um alimento de origem animal assim como o leite e os ovos e não deve ser incluído na alimentação vegana.
Fonte: SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira:
O que é

Olá! Sou mineira e gosto de sentir o sabor e o cheiro da comida caseira, daquele bolinho de cenoura com café quentinho, daquele pão de queijo saindo do forno, e de saborear um café da manhã, um almoço, um jantar, um petisco com as pessoas que amo!
Desde pequena observo minha mãe Nadi, minhas tias, minhas avós Alzira e Audília (in memoriam) cozinhando, temperando, oferecendo um lanchinho para as visitas! Sou vegetariana há mais de 10 anos e apaixonada pelos animais e pela natureza.
Fundadora do Pitadas de Sabor, compartilho por aqui dicas e receitas, inspirando uma alimentação saudável, criativa e com menos impacto. Use sua criatividade e adapte as receitas com os temperos que você mais gostar! Um abraço direto de Minas Gerais e que você tenha muitos momentos mágicos ao lado de quem você ama e com uma comidinha saborosa!